Nossa História

 

seb

Um breve relato dos últimos 40 anos (1976-2016)

Em 03/04/1976 foi fundado o INSTITUTO TEOLÓGICO L. M. BRATCHER, por iniciativa da Associação das Igrejas Batistas da Central do Brasil, com o objetivo de preparar obreiros para servir as igrejas. O primeiro diretor foi o pastor Mário da Natividade Valadão. O instituto funcionava nas dependências da PIB de São Miguel Paulista, na Rua Arlindo Colaço, 85, em São Miguel.

Entre 20/05/1978 e 09/06/1984 esteve na direção o pastor Eduardo Martins de Miranda. Após este período houve um pausa nas atividades do Instituto, até que em 27/08/1988 foi reorganizado como INSTITUTO TEOLÓGICO DAS IGREJAS BATISTAS DA ASSOCIAÇÃO CENTRAL DO BRASIL, sob a direção do pastor Jorge Luiz Nogueira, que exerceu a liderança por seis meses.

Em 13/08/1989 foi empossado o pastor Jonas de Oliveira. Com o apoio da Associação, o pastor Jonas alterou o nome para INSTITUTO TEOLÓGICO BATISTA PASTOR MÁRIO NATIVIDADE VALADÃO.

Em 08/06/1996 o Instituto passou a ser o SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA CENTRALENSE. Ainda sediado em São Miguel Paulista oferecia os cursos de Bacharel em Teologia, em quatro anos e Básico em Música Sacra em um ano. Foi diplomada a primeira turma composta por 28 alunos. O pastor Jonas deixou a direção e docência o Seminário em 16/06/2001 após um abençoado ministério.

Entre 16/06/2001 e 08/12/2001 a direção do Seminário foi exercida pelo pastor Isaias Pereira de Lima. Neste período a sede do Seminário foi transferida para as dependências da Igreja Batista Central do Itaim Paulista, na Rua Barena, 585.

No final de dezembro de 2001 o Seminário passou ser dirigido pelo saudoso pastor Josias Soares Ribeiro e a função de Deão exercida pelo pastor Abiezer Correia.

No final de 2003, com o apoio da Associação o Seminário foi transferido para Itaquera, na Rua Victório Santim, 292, ao lado da Igreja Batista Central de Itaquera.

Foi criada a sigla SETEC para designar o SEMINÁRIO TEOLÓGICO CENTRALENSE, que passou a oferecer os cursos:

•    Bacharel em Teologia, em oito semestres;
•    Médio em Teologia, em cinco semestres;
•    Liderança Eclesiástica, em dois semestres;
•    Básico em Música Sacra, em dois semestres;
•    Libras, em dois semestres;
•    Equipando Evangelistas, em dois semestres.

Em 2004 foi diplomada a segunda turma com 17 formandos. No mesmo ano o Seminário foi filiado à ABIBET – Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico em janeiro de 2004.

Em 16/07/2006, o conselho administrativo da AIBELEC, convidou o pastor Marcelo Rodrigues de Oliveira para assumir a direção, função exercida até 16/09/2014. O pastor Marcelo reestruturou a base do Seminário, iniciou novas turmas e parcerias visando maior reconhecimento da instituição e melhor formação dos alunos. O pastor Luiz Lopes Júnior auxiliou-o como Deão.  A razão social foi mudada para FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA – FABTEO.

Em 17/09/2014 foi eleito pelo Conselho Administrativo da AIBELEC como novo diretor o pastor Publio Carlos de Azevedo. Passou a servir como Deão o pastor Marcos de Sousa Araújo. O pastor Publio permaneceu até 02/05/2016 realizando um trabalho relevante.

Na Assembleia Extraordinária de 03/05/2016 o Conselho Geral e os membros da ATAE – Assessoria Teológica, Administrativa e Educacional, decidiram alterar a denominação FABTEO – FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA, para SEBTEO – SEMINÁRIO BATISTA DE TEOLOGIA e mudar para novas instalações onde pudesse desenvolver melhor suas atividades. A sede foi transferida para a Rua Ursulina D’Ângelo, 23, Itaquera. Como novo diretor, foi eleito o pastor Pérsio Luiz de Moraes Santos, que tem atuado vigorosamente na reestruturação administrativa e acadêmica do Seminário.

E em todos os anos de existência e nomes que o designaram, o Seminário, emitiu mais de 250 certificados para concluintes em vários cursos. Somente em Teologia certificou 80 alunos de 2007 a 2015. A maioria dos alunos formados está servindo ao Reino de Deus e igrejas em São Paulo, em outros Estados e até além das fronteiras, como pastores, missionários e educadores religiosos.
Durante sua existência o corpo docente sempre foi constituído na sua maioria de pastores batistas bacharelados, especialistas, mestres e doutores nas mais variadas áreas.  

O SEBTEO prima por preparar e formar líderes para as igrejas com base numa Teologia Bíblica e Missiológica, fundamentada na Palavra de Deus e permeada de paixão pela obra Missionária. Possui uma matriz curricular composta por matérias relevantes ministradas por professores engajados no ministério e da estrutura denominacional batista.

Somos gratos a todos que bondosa e dedicadamente atuaram no passado e servem no presente escrevendo a história desta instituição.

Que Deus nos capacite através do Seu Espírito Santo a cooperarmos, através do labor teológico, para a expansão de Sua Igreja e do Seu Reinado em Jesus Cristo, a desenvolvermos estratégias que elevem a qualidade do ensino, a servirmos com amor àqueles que respondem ao chamado divino para militar na obra da evangelização e discipulado no Brasil e no mundo.

Sola Scriptura
Sola Christus
Sola Gratia
Sola Fide
Soli Deo Gloria!

 

Secretaria - Horário

De segunda a sexta das 16:30 às 22 horas.

*Exceto Quartas-feiras, pois nesse dia não há expediente no seminário.

Telefone: (11) 4114-5513

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Facebook

Institucional